terça-feira, 8 de julho de 2014

Álcool versus Gasolina


Álcool ou Gasolina? A atmosfera decide

    Na tentativa de prejudicar menos o meio ambiente, pode surgir a dúvida: qual é o maior poluente, o álcool ou a gasolina? Se a atmosfera pudesse escolher ela optaria pelo combustível que lhe causa menos danos, então saiba agora qual é.

Vamos apresentar aqui as vantagens do álcool combustível:

    Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.

    Poder calorífico do álcool: 6300 cal/g. Esse número significa que o combustível libera grande quantidade de energia ao ser queimado.

    Apresenta preço acessível: O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, esta questão econômica é justificada pelo fato de que no ano 2000 o petróleo teve uma alta no preço. No ano de 2003 teve início a produção e venda de carros flexfuel (motores que funcionam com álcool e gasolina), a venda do álcool a partir daí teve um considerável aumento.

    Em relação ao ambiente: o álcool é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo.

Agora veja os agravantes da gasolina:

Composição: combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio).

Produtos da combustão da gasolina:

Dióxido de carbono (CO2): gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

    Monóxido de carbono (CO): formado pela combustão incompleta. Isso ocorre por que não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível na gasolina, gerando assim resíduos poluentes.

    Todos estes gases, tanto CO2 e CO, se acumulam em nossa atmosfera causando diversos males à nossa saúde. Resta então optar pelo álcool que é menos agressivo neste aspecto.


O metanol





O metanol, que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois. Que acabamos de aprender em nossas últimas aulas de química. Representado pela fórmula química CH3OH, o metanol é líquido em temperatura ambiente, incolor, de odor característico, apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água, etanol e éter dietílico.



A principal aplicação do metanol é como solvente em inúmeras reações industriais, além de ser muito útil na produção de polímeros sintéticos, como, por exemplo, o plástico e a fórmica. Também se utiliza o metanol na extração de óleos vegetais e animais; no preparo de vitaminas, hormônios e colesterol; e na obtenção do éter metílico-tercio butílico, substância usada para aumentar a octanagem da gasolina, especialmente nos Estados Unidos. Na produção do biodiesel, o metanol é usado na transesterificação da gordura. Esse composto também pode ser utilizado como combustível em motores a explosão, como é o caso dos aeromodelos e alguns carros de corrida.

De todos os álcoois, o metanol é o mais tóxico: sua dose letal é de 0,07 gramas por Kg de massa corporal, o que quer dizer que meia colher de sopa de metanol é suficiente para provocar a morte de um indivíduo de 60 kg. Prova disso são as 40 pessoas que morreram em Salvador (BA), no ano de 1999, após consumirem uma cachaça contaminada com metanol.

sexta-feira, 4 de julho de 2014


 Qual é o nome do aldeído mais "safadinho" ?

R: H ─ C = O   (HCHO) METANAL 
           
           C 

rindo Potássios kkkkkkkkkk
Fixando a ideia...



Numeração das cadeias

*critério: extremidade mais próxima

1º do radical funcional (ex.: OH, C=O, CHO,COOH)
2º da insaturação (ligação dupla ou tripla)
3º ramificação (ex.: metil, etil, propil)


Nomenclatura dos radicais orgânicos (cadeia ramificada)

─ CH3   Metil                ─ CH2 ─ CH3 Etil

─ C ─ C ─ C   n propil        ─ C ─ C    iso propil
                                           
                                           C

─ C ─ C ─ C ─ C   n butil       C ─ C ─ C ─ C   sec butil
                                                  
                                                         
    C
    
 ─ C ─ C    terc butil               
    
    C 



Principais classes funcionais 





quarta-feira, 2 de julho de 2014

 Nesta postagem exibiremos a filme novela por escrito de Metil Matou um Cara. Comprovando que é possível aprender de uma forma divertida alguns nomes e funções de compostos, radicais etc, que usamos na química. 

PEGUE SUA PIPOCA, SE ACONCHEGUE NA POLTRONA QUE VAI COMEÇAR!!!!!!!


MARY'S DA QUÍMICA FILMES APRESENTA...