sexta-feira, 25 de abril de 2014


Nomenclatura

Hidrocarbonetos

São compostos formados por carbono e hidrogênio. 

Os hidrocarbonetos constituem uma classe muito numerosa e importante, pois formam o “esqueleto” de todos os demais compostos orgânicos. 


Nomenclatura: prefixo + indicativo de ligação + O (terminação de hidrocarbonetos). 
Prefixos: observe abaixo a tabela de prefixos que servirá para determinar a nomenclatura de todos os compostos orgânicos. 



tabela de nomenclatura de alguns compostos orgânicos

Alcanos: apenas ligações simples 

Os alcanos são considerados hidrocarbonetos de cadeia aberta. 
Fórmula Geral: 

Alcenos: uma ligação dupla 

Alcenos (alquenos, olefinas) são todos os hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturada, podendo assim apresentar uma dupla-ligação entre átomos de carbono. 
Fórmula geral: 

Alcinos: uma ligação tripla 

Alcinos (alquinos) são todos os hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturada, composto por uma tripla-ligação entre 2 átomos de carbono. 

Fórmula geral:  





Funções orgânicas


Nesta postagem preparamos uma leitura sobre algumas funções dos compostos orgânicos.


Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.

Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos. 

Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I),ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos.

quarta-feira, 23 de abril de 2014



Para aprimorar os conhecimentos sobre a Ureia, compartilhamos este vídeo que conta toda a história, qual sua composição e pra que serve.


divirtam-se...

terça-feira, 15 de abril de 2014




A ureia


A ureia é o principal composto do grupo funcional orgânico das amidas;
As amidas possuem em sua estrutura um carbono ligado diretamente a um átomo de oxigênio e a um de nitrogênio
Por meio de várias reações em nosso metabolismo, conhecidas como ciclo da ureia, o nitrogênio indesejável presente nas proteínas ingeridas são então convertido nessa forma de amida, sendo posteriormente eliminado.
Depois de obter o cianeto de amônio, ele notou que seu aquecimento originava cristais brancos, que ele reconheceu como sendo a ureia extraída da urina:


A ureia é, na realidade, uma diamida do ácido carbônico, pois ela possui dois grupos NH2 ligados a um radical acila, e seu nome oficial é diaminometanal.
Sua principal função é a biológica, pois ela é um dos produtos finais do metabolismo de proteína dos animais superiores, sendo eliminada pela urina.
Em 1828 ocorreu a primeira sintetização de um composto orgânico, a ureia, pelo médico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882).
Na realidade, ele esperava preparar cianeto de amônio (NH4OCN(s)) por meio de uma reação de cianeto de prata com cloreto de amônio.




A apresentação feita pelas alunas e integrantes do blog Camila, Liz e Thais.


Composto Orgânico Ureia.

CH4N2O


Fórmula estrutural.



Ureia é um composto orgânico cristalino, incolor, com um ponto de fusão de 132,7 °C. 

PS: maquete desenvolvida e montada por Ana Luiza Magalhães (integrante do blog)

quarta-feira, 2 de abril de 2014